Introdução a JUDITH BUTLER | Carla Rodrigues
Nesta nona aula do curso de introdução ao pensamento crítico hoje, Carla Rodrigues apresenta o pensamento de Judith Butler com mediação de Marília Moschkovich.
Tempos difíceis demandam reflexão crítica, radical e comprometida com a construção das bases materiais de uma sociedade mais justa, democrática e plural. Tendo em vista a compreensão de que a liberdade é uma luta constante, o curso propõe apresentar um panorama de algumas das mais vibrantes obras de pensamento crítico da contemporaneidade.
Ao longo de 12 encontros, serão apresentados pensamento e principais obras de nomes incontornáveis para pensar nossa sociedade: Angela Davis, David Harvey, Domenico Losurdo, Giorgio Agamben, István Mészáros, Judith Butler, Maria Rita Kehl, Michael Löwy, Nancy Fraser, Patricia Hill Collins, Silvia Federici e Slavoj Žižek.
Promovido em parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a Boitempo, o curso contará com a condução de alguns dos maiores pesquisadores brasileiros da atualidade.
📝 Aula #1 | Slavoj Žižek apresentado por Vladimir Safatle, mediação de Silvia Viana
☛ https://bit.ly/3v2qJBj
📝 Aula #2 | Angela Davis apresentada por Raquel Barreto, mediação de Anne Quiangala
☛ https://bit.ly/3IOeI8r
📝 Aula #3 | David Harvey apresentado por Raquel Rolnik, mediação de Juliana Borges
☛ https://bit.ly/3PmQmFg
📝 Aula #4 | Nancy Fraser apresentada por Yara Frateschi, mediação de Nathalie Bressiani
☛ https://bit.ly/3ySmXvF
📝 Aula #5 | Domenico Losurdo apresentado por Jones Manoel, mediação de Marina Machado Gouvêa
☛ https://bit.ly/3cfQS9c
📝 Aula #6 | Maria Rita Kehl apresentada por Christian Dunker, mediação de Priscilla Santos
☛ https://bit.ly/3PI1tsb
📝 Aula #7 | Silvia Federici apresentada por Sabrina Fernandes, mediação de Natália Neris
☛ https://bit.ly/3PHvEzo
📝 Aula #8 | Giorgio Agamben apresentado por Patricia Peterle, mediação de Daniel Féix
☛ https://bit.ly/3PE5eP9
📝 Aula #9 | Judith Butler apresentada por Carla Rodrigues, mediação de Marília Moschkovich
☛ https://bit.ly/3aMw2hz
📝 Aula #10 | István Mészáros apresentado por Ricardo Antunes, mediação de Letícia Parks
☛ https://bit.ly/3AYHvFd
📝 Aula #11 | Patricia Hill Collins apresentada por Winnie Bueno, mediação de Bruna Pereira
☛ https://bit.ly/3zj3wxk
📝 Aula #12 | Michael Löwy apresentado por Fabio Mascaro Querido, mediação de Camila Moreno
☛ https://bit.ly/3aPxhwp
---
RESUMO
O objetivo da aula é apresentar alguns dos principais conceitos filosóficos mobilizados na obra de Judith Butler, suas interlocuções, autores com os quais dialoga, desde a sua tese de doutorado, defendida em 1984, até o livro mais recente, "The force of nonviolence" (2020). Para tanto, vamos nos concentrar na exposição de uma trama de noções butlerianas, seus deslocamentos e suas atualizações. Começando por contextualizar a filósofa e alguns aspectos da recepção de sua obra no Brasil, passaremos ao tema da performatividade e o problema de como a tríade sexo/gênero/desejo funciona na configuração de gêneros inteligíveis. Com isso, poderemos chegar ao enquadramento de vidas vivíveis/vidas matáveis que ela desenvolveu nos últimos 20 anos, notadamente nos livros "Vida precária", "Quadros de guerra" e "Corpos em aliança". Por fim, abordaremos o tema da responsabilidade ética que está presente em "Caminhos Divergente"s e "The force of nonviolence".
BIBLIOGRAFIA
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Revisão técnica Joel Birmann. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. O clamor de Antígona: parentesco entre a vida e a morte. Tradução André Checinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BUTLER, Judith. Precarious Life: The Power of Mourning and Violence. London: Verso.
• (2018) Vida precária. Tradução Andreas Lieber. Revisão técnica Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução Sérgio Lamarão e Arnaldo Cunha. Revisão técnica Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. Tradução Rogerio Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2017.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas sobre uma teoria performativa de assembleia. Tradução Fernanda Miguens. Revisão técnica: Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Entrevista à revista da Boitempo. Margem Esquerda n. 33. Por Maria Lygia Quartim de Moraes, Carla Rodrigues e Yara Frateschi, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam. Tradução Veronica Daminelli e Daniel Yago Carla Rodrigues. Judith Butler. 110 Françoli. Revisão técnica Daniel Yago Françoli, Carla Rodrigues e Pedro Taam. São Paulo: N-1 Edições, 2019.
BUTLER, Judith. A força da não violência. São Paulo: Boitempo, 2021.
---
👉 Acompanhe a Boitempo
LOJA VIRTUAL: https://www.boitempoeditorial.com.br/
CLUBE DO LIVRO: https://armasdacritica.boitempoeditorial.com.br/